Este Blog foi desenvolvido com o intuito de divulgar as atividades realizadas no PIBID/UFPR – subprojeto Geografia, o qual tem por objetivo proporcionar experiências didático-pedagógicas aos acadêmicos que irão desenvolver e aplicar este projeto, trazendo maiores possibilidades do graduando em se introduzir e conviver de maneira profícua com o ambiente escolar. Estes futuros licenciados terão esta experiência pautada na utilização de tecnologias voltadas ao ensino da Geografia.
Inicio: 07/11
Brincadeira levada a sério. Como estimular seus alunos a estudarem Geografia através dos Jogos que eles já jogam?
Geotecnologias: Um novo olhar da Geografia
Conceitos básicos referentes ao sensoriamento remoto, como o processo de obtenção de imagens aéreas e, a utilização destas imagens para questões abordadas pela Geografia.
Uso de Carta Imagem
compreensão do posicionamento espacial onde o aluno está inserido e a observação de aspectos da paisagem que até então passavam despercebidos.
Sistema Solar Interativo 3D
A visualização pode ser feita sobre cada um dos planetas, nos mais diversos ângulos e datas. As interações não param por ai, é possível visualizar as constelações e desenhar as linhas de cada uma delas, medir as distâncias entre os planetas.
Uso de Fotografias Aéreas
"relato de experiência refere-se a oficina "o uso de fotografias aéreas".
A atividade foi realizada com os alunos do 3o ano do ensino médio, e o objetivo alcançado com esse projeto foi à elaboração de um vídeo mostrando as atividades feitas na Barra do Saí.
O projeto de interdisciplinaridade tendo o estudo de caso na barra do saí – Guaratuba-PR como foco foi realizado em conjunto com os professores de geografia e biologia do Colégio Flávio Ferreira da Luz. O projeto foi trabalhado em três etapas, sendo a primeira às atividades de pré-campo, como a elaboração de questionários, estudos sobre a fauna e flora da região, assim como os aspectos socioeconômicos e históricos do município de Guaratuba e arredores, e a filmagem das atividades.
Para cada uma dessas atividades, os alunos foram separados em grupos, onde cada um iria focar em um assunto dados pelos bolsistas do PIBID, Totalizando 30 alunos na contagem inicial. A próxima etapa foi à saída a campo no dia 27 de abril até a Barra do Saí, localizada no município de Guaratuba, na divisa com estado de Santa Catarina. Na chegada ao local, foi efetuada a passagem de barco até a outra margem do rio, onde se deram as aulas de biologia e geografia, e em seguida realizado a visita até o manguezal. Aqui foi dada ênfase novamente a parte de biologia, na qual foram abordados os temas fauna e flora.
Após a saída do manguezal, foi feita a coleta de lixo da praia, atividade que acabou envolvendo alunos e professores. Voltando para a margem antropizada, foi iniciada a etapa de coleta de dados sobre a comunidade local, onde foram feitas atividades como coleta de pontos de coordenadas e entrevistas com a comunidade local, feito pelos alunos, sendo os grupos acompanhados cada um por pelo menos um bolsista do projeto PIBID. As atividades foram filmadas e posteriormente foram utilizadas na edição de um vídeo educacional, que seria apresentado a alunos e professores do colégio, através do registro feito tanto por alunos quanto por bolsistas do PIBID.
As imagens gravadas foram feitas tanto na fase de précampo, como na ida a até a Barra do Saí e pós-campo. Após a atividade, todos os responsáveis pela filmagem entregaram os vídeos feitos, que então seriam unidos e editados através do programa MovieMaker do Windows, assim criando o vídeo educacional trazendo o registro das atividades feitas na Barra do Saí.
VIDEO DA AULA DE CAMPO 2012
Imagem de Satélite da Barra do Saí com os pontos plotados – elaboração: alunos, bolsistas e
coordenadora.