Esta atividade teve como objetivo a complementação do conhecimento dos alunos sobre a cidade em que transitam – mesmo uma parte da turma viver em cidades da região metropolitana – e sobre uma dificuldade que os mesmos tiveram na compreensão das diferenças entre os diferentes Espaços Verdes e Públicos que existem em Curitiba, assim como uma mostra da definição dos mesmos.
Aliada a esta dificuldade apresentada, foi possível o desenvolvimento do uso de imagens de satélite obtidas do Google Earth, afim de que os alunos tivessem mais contato com a tecnologia e fosse possível a apreensão dos diversos produtos do Sensoriamento Remoto e das Geotecnologias no âmbito geral.
Materiais e Métodos
Para tal atividade, foram utilizadas como base a tese de BUCCHERI (2010) sobre espaços verdes e públicos em Curitiba, assim como dados da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) do município e imagens do Google Earth de cinco locais compostas em uma folha única, tendo seus valores de área em m² (o que difere da tese, aonde os No Colégio Estadual Hidelbrando de Araújo, no segundo semestre de 2012 foram trabalhados conceitos relacionados a urbanização, dando uma ênfase a cidade de Curitiba, além do desenvolvimento de atividades teóricas e práticas relacionadas ao Sensoriamento Remoto.
A elaboração das atividades avaliativas, assim como a correção das mesmas serviu para mostrar a nós bolsistas, os pontos positivos e os pontos falhos em relação a atividade realizada junto aos alunos, as metodologias de ensino que deram certo e as que precisam ser corrigidas
capacidade de conversão de unidades dos alunos):
a. Parque Tingui
b. Bosque Heinard Maack
c. Praça do Expedicionário
d. Jardinete 1063 (próxima ao Jardim Botânico)
e. Praça Walt Disney (Cajuru)
a. Parque Tingui
b. Bosque Heinard Maack
c. Praça do Expedicionário
d. Jardinete 1063 (próxima ao Jardim Botânico)
e. Praça Walt Disney (Cajuru)
Seguindo a isto, foram construídas questões que relacionavam os dados da tese e da SMMA, afim de que os alunos tivessem os conhecimentos tanto construídos quanto testados – no caso, com questões que relacionem os tamanhos dos elementos e a presença ou não de vias de circulação, vegetação, etc., por exemplo. -, que trariam à tona novamente as questões de análise de imagens de satélite já mencionadas.
Atividade Aplicada
Aqui seguem as fotografias com comentários resumidos sobre a sua possibilidade de tratamento para atividades semelhantes de interpretação e uso de imagens, relacionadas ao tema:
Figura 1 – Bosque Heinard Maack: localizado próximo ao terminal do Carmo e Linha Verde. Tal bosque responde as condições de serem uma área particular doada para o poder público para a preservação e aonde pode ser trazida a questão estratégica da doação destas áreas para valorização especulativa do entorno – muitas vezes, ainda pertencentes ao doador (BUCCHERI, 2010).
De acordo ainda com a tese de BUCCHERI (2010), espaços de verdes com menos de 10 ha (cerca de 1000 m², aonde é necessário que se coloque no quadro a conversão, já que as figuras estão em m² propositalmente para isto) possuem esta condição de serem chamados de Bosques, apesar de haver discordâncias nas situações reais, já auxiliam na capacidade de compreensão espacial dos alunos.
Figura 2 – Parque Tingui (seta 1): sendo esta uma área destinada a proteção de corpos d'água, possuiu também a função de lazer e a qual pretende-se implementar a interligação com os Parques Barigui e Tanguá, formando um Parque Linear. Porém, ainda possue mais de 10 ha (hectares), o que gera a ideia de proporcionalidade entre a categoria “Bosque”.
Figura 3 – Praça do Expedicionário: Neste caso, cita-se primeiro a
Figura 3, correspondente a Praça do Expedicionário, aonde pode-se sitar a
importância histórica do Museu (Seta 3), uma das únicas residências
construídas para os praças da 2ª Guerra, e também a elementos
característicos para a identificação, como o avião modelo Thunderbird
(Seta 4).
A mesma classificação, pode ser realizada com a Figura 4, correspondente a Praça Walt Disney, porém, sua escolha fora pela ludicidade do nome (de uma personalidade representante de uma marca de um estúdio de mídia famoso) e para a representação dos diversos usos do termo “praça” em Curitiba, como nas chamadas “canchas”, quadras para prática de futobol ou vôlei, em geral, de piso de areia.
Figura 5 – Jardinete 1063: segundo BUCCHERI (2010), consideradas quase como “sobras” de obras de grande circulação, como avenidas e grandes ruas, de usos diversos, com menos de 2 500m². A escolha da figura em questão se deve a proximidade do cotidiano dos alunos, pois se escontra próxima ao Jardim Botânico (Seta 2).
Finalmente, esta atividade teve como função o estímulo a percepção dos alunos com o trato das imagens de satélite, com fonte básica e acessível do Google Earth, assim como do conhecimento das informações e classificações sobre os espaços verdes e públicos do município do cotidiano dos alunos.
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