sábado, 1 de outubro de 2011

O Uso de Fotografias Aéreas

Este relato de experiência refere-se a oficina "o uso de fotografias aéreas" que foi realizada no dia 23 de agosto no Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz. Tendo como objetivos permitir que os alunos tivessem contato e pudessem manusear as fotografias aéreas da área onde o colégio está inserido, através de elaboração de mosaico aerofotogramétrico.


Participaram desta oficina um total de 47 alunos das 5ª séries, os quais foram divididos em grupos de quatro a cinco pessoas. Antes de iniciar a prática de elaboração do mosaico, foram esclarecidos alguns conceitos básicos de fotogrametria; eles puderam enxergarem estereoscopia através do par estereoscópico e do aparelho estereoscópico e foram apresentadas fotografias de anos distintos da área permitindo a análise espaço-temporal.

Para elaboração do mosaico, seguiram-se os seguintes passos:
1. Traçar ponto central da fotografia; 2. Recortar marcas fiduciais e cabeçalho; 3. Sobrepor as fotografias de modo a formar uma figura contínua; 4. Recortar excessos; 5. Colar na cartolina; 6. Colocar as informações contidas nas fotografias aéreas.


Apesar do curto período de tempo da oficina, constatou-se o envolvimento dos alunos com as atividades e os mesmos conseguiram compreender todo o processo e a finalidade do produto elaborado.

Elaine Frick


0 comentários:

Postar um comentário


Procurar material neste Blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons