sexta-feira, 14 de junho de 2013

Documentário sobre a aldeia indígena Kakané-Porã - Paraná



      Para conhecer mais sobre os costumes e o modo dos povos indígenas, foi realizado no dia 14 de junho aula interdisciplinar compreendendo as disciplinas de Geografia, Artes e Sociologia. 

      As atividades foram realizadas em parceria com  os Programas PIBID/UFPR Subprojeto de Geografia e PIBID/PUC Subprojetos de Música e Sociologia. 

      Dentre as atividades,  foi realizado um documentário sobre o modo de vida indígena na aldeia Kakané-Porã localizada no bairro Campo do Santana em Curitiba, sendo desenvolvido com um aluno e orientado pelos professores de Geografia , Artes  e os bolsistas envolvidos na realização do documentário.          

       A elaboração do documentário realizou-se em duas etapas. A primeira etapa   foi a ida à aldeia urbana Kakané - Porã no  dia 08/06/13, onde foi entrevistado o vice-pajé da aldeia. Durante a entrevista  houve a oportunidade de conhecer mais sobre sobre  a cultura, alimentação, arte, meio ambiente, direitos indígenas, entre outras questões sobre esse povo, utilizando  como materiais máquinas fotográficas.

      Após as filmagens, a segunda etapa dessa atividade foi a elaboração do documentário sobre o povo indígena, sendo realizada  no dia 10/06/13 no Colégio Flávio Ferreira da Luz . Para essa atividade utilizou-se como recursos materiais o computador e o programa de edição de vídeo Movie Maker, onde o aluno pôde conhecer o processo de construção de um vídeo, efeitos, edição, corte de imagens entre outras ações que podem ser desenvolvidas através  deste programa.

     Como produto final, o aluno elaborou com a ajuda dos bolsistas responsáveis por essa atividade o documentário sobre a aldeia Kakané-Porã, sendo o vídeo exibido durante a Feira Cultural.



Entrevista com o Vice Pajé




0 comentários:

Postar um comentário


Procurar material neste Blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons