sábado, 21 de setembro de 2013

Urbanização - (atividade em andamento)

      Esta atividade teve como objetivo o ensino do processo de urbanização, visando que os alunos consigam entender e perceber as mudanças espaciais ocorridas durante o período histórico em que este processo se deu, possibilitando verificar conflitos sociais e ambientais e a organização espacial atual.

Etapas:

        Foram realizadas aulas teóricas, com os conceitos de de Urbanização, metropóle, megalopóle, região metropolitana, conurbação entre outros. Após este primeiro momento, realizou-se uma sequência de aulas utilizando-se de mapas e imagens sobre o processo de ocupação do território paranaense e o surgimento das cidades. Posteriormente foi trabalhado o entendimento das regiões metropolitanas, destacando-se Curitiba, capital do Estado do Paraná, e sua respectiva Região Metropolitana (RMC), da qual grande maioria dos alunos fazem parte.
 
       Através de uma aula de campo pelo centro histórico da cidade de Curitiba, foi realizado registro fotográfico de todos os pontos de parada e a partir disto construído o relatório de campo por parte dos alunos, divididos em duplas. Após esta atividade, os alunos realizarão pesquisas sobre um bairro do município (diferente para cada aluno), e irão apresentar suas principaiscaracterísticas para a turma, possibilitando um desenvolvimento melhor das habilidades de dicção/apresentação em público.
 




Resultados: 

      A partir dos monumentos históricos e remanescentes, construções e obras, de fatos e situações, os alunos conheceram parte da história da cidade de Curitiba (Recorte local). A atividade de campo possibilitou aos alunos a formação de uma opinião crítica referente a parte social e ambiental da área central da cidade e de seu entorno, com a exposição de aspectos positivos e negativos da capital paranaense.

0 comentários:

Postar um comentário


Procurar material neste Blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons