quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quilombo do Feixo, Município da Lapa - Paraná

      Para conhecer mais sobre a cultura afro-descendente, trabalhou-se com os alunos do 7º ano a cultura Quilombola no Paraná. Através de aulas expositivas, fotos e vídeos apresentou-se aos alunos características e aspectos históricos dos Quilombos no Paraná no dia 13 de novembro em duas aulas.
 
      Como atividade sobre esse tema, os alunos elaboraram perguntas para serem feitas em campo afim de conhecerem e aprenderem mais sobre a cultura quilombola. No dia 19 de novembro os alunos dessa turma e do 9º ano realizaram um campo até o Quilombo do Feixo, localizado nomunicípio da Lapa.

      No Quilombo os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma comunidade Quilombola, tradições, curiosidades a partir de uma conversa com os moradores desse local e de perguntas feitas pelos alunos.

     Nesse campo, os alunos também conheceram mais sobre a história do município, através de uma visita até o museu dos tropeiros localizado no quilombo.

     Além disso, os alunos conheceram o Parque da Lapa, que está em processo de se tornar uma unidade de conservação, observando os aspectos físicos desse local.

Campo ao Quilombo

Alunos entrevistando Moradores do Quilombo

Museu dos Tropeiros
Parque da Lapa
      As aulas teóricas que antecederam os trabalhos de campo tiveram bastante receptividade por parte dos alunos, pois os mesmo interagiram com as aulas, expondo dúvidas, curiosidades, enriquecendo assim as aulas de Geografia, onde observaram que os conteúdos abordados vão além da sala de aula.



0 comentários:

Postar um comentário


Procurar material neste Blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons