terça-feira, 21 de agosto de 2012

Urbanização – Interpretação de Mapas de Curitiba

Trabalho focado em demonstrar a importância planejamento da cidade que eles vivem (ou apenas estudam). Assim, explicamos o que seria um plano diretor e a importância deste no planejamento urbano. Conseguimos vários mapas sobre a evolução do zoneamento da cidade de Curitiba em vários períodos: Plano Agache 1943, 1966, 1975 e 2000, e por consenso geral imprimimos os mapas.



       Os alunos foram divididos em grupos de 3 a 4 alunos e entregamos os mapas e algumas questões para serem respondidas. Como os mapas eram relativamente bem detalhados, era possível identificar a localização da escola onde os alunos se encontravam, e por esse motivo a primeira questão era basicamente essa: Encontrar as coordenadas da escola nos mapas. Uma questão relativamente fácil, mas não para eles, que tiveram grandes dificuldades de manusear os mapas, alguns dizendo que nunca haviam trabalhado com eles em sala de aula. 

      A segunda questão compreendia em analisar as legendas dos mapas, com o intuito de os alunos perceberem as mudanças que foram ocorrendo ao longo dos anos na cidade em si, que mostrava uma alta urbanização de um período para o outro e uma alteração na forma de gerir os espaços da cidade (formas de uso do solo). A terceira questão requisitava uma breve análise com relação às mudanças que foram ocorrendo ao redor da escola, nos usos que esta porção passou a ter. E para finalizar entregamos uma foto antiga (impressa) da cidade de Curitiba de vários períodos e localidades, e era necessário que o aluno tentasse entender o que a imagem estava dizendo e relacionasse com os mapas, ou seja, falasse das transformações que foram ocorrendo na cidade:

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/historiadotransportecoletivo.php


Fonte http://ceslaumakovski.blogspot.com.br/p/curitiba-velha.html

      Problemas ambientais no início do século XX – A enchente dos rios Ivo e Belém atinge a Rua João Negrão (1911).

       Vista parcial de Curitiba. Em primeiro plano o que à hoje a Praça Carlos Gomes na margem do Rio Ivo. Ao fundo a antiga Igreja Matriz na atual Praça Tiradentes.

      Apenas com esse material foi possível abordar vários assuntos que nem estavam na nossa proposta como as praças de Curitiba, a questão dos rios canalizados dentro da cidade, problemas ambientais que persistem até hoje e porque ocorrem, entre outros.

Aula Posterior - Correção
No desenvolvimento do trabalho sentimos a necessidade de corrigir as atividades propostas aos alunos. Desta maneira, destinamos a ultima aula a explicar para eles o que eles realmente deveriam ter feito na atividade, mas que não necessariamente foi comprido (mas mesmo assim não estava errado), onde eles apenas tomaram um caminho alternativo para análise do material, e longe de querer moldar o pensamento dos alunos, deixamos livre a interpretação deles. Desta forma, levamos um datashow para a sala de aula e apresentamos alem da correção, mais algumas imagens históricas
de Curitiba, e um pequeno vídeo mostrando a evolução da cidade (IPPUC).

Conclusão
Ao final das aulas pudemos tanto medir as nossas dificuldades como “aspirantes” a professor, com os problemas de planejar uma aula tão complexa e transformar os conteúdos em algo simples e didático, e até mesmo trabalhar a postura de professor com relação aos alunos, e presenciar as muitas dificuldades que os alunos tem ao trabalhar com materiais diferentes. Observou-se como eles são dependentes do caderno e da caneta, e quando se leva um mapa e uma imagem sentem dificuldades em apenas ver o que estes materiais estão tentando passar. Aulas deste gênero mostram que há a necessidade de levar materiais diferentes para a sala de aula, que além de trabalhar com outras habilidades dos alunos, tornam a aula mais interessante e colocam na prática vários conteúdos da Geografia. Ou seja, a Geografia passa a ser algo presente na vida dos alunos, e não apenas uma disciplina que se vê apenas na escola, e que no final os alunos esquecerão e acabou.

0 comentários:

Postar um comentário


Procurar material neste Blog

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons