Um novo caminho para o Ensino da Geografia
Brincadeira levada a sério. Como estimular seus alunos a estudarem Geografia através dos Jogos que eles já jogam?

Geotecnologias: Um novo olhar da Geografia
Conceitos básicos referentes ao sensoriamento remoto, como o processo de obtenção de imagens aéreas e, a utilização destas imagens para questões abordadas pela Geografia.

Uso de Carta Imagem
compreensão do posicionamento espacial onde o aluno está inserido e a observação de aspectos da paisagem que até então passavam despercebidos.

terça-feira, 26 de junho de 2012
Games de Geografia
Esta postagem é uma indicação no nosso amigo Eduardo Emílio que vem colaborando de forma expressiva com sua presença junto aos alunos do PIBID.
Embora o site seja em inglês, é possível acessá-lo em português através do link www.sheppardsoftware.com/Geography.htm
E para os que preferem uma maneira mais simples de fazer essas traduções, sugerimos o uso do browser Chrome da Google (em substituição ao Internet Explorer) que tem se mostrado muito mais rápido e já inclui uma ferramenta de tradução automática. E para quem quiser baixar segue o link do Chrome https://www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Feira de Ciêcias - Culinária no Mundo - Alunos 3º ano - 2012
Para a elaboração dos trabalhos da feira, os alunos
obtiveram as aulas de geografia e artes livres, totalizando 3 dias, nos dias 6,
12 e 14 de junho, sendo a apresentação no dia 15. No dia 6 cada grupo decidiu
quais países iriam pesquisar, e como alguns grupos quiseram o mesmo país, foi
feito um sorteio dos países concorridos, e depois os bolsistas foram
orientando, no que cada grupo poderia procurar.
De todos os grupo
envolvidos, apenas 1 acabou não apresentando, e apesar de todos os reves
encontrados ao orientar os alunos na sala de aula, houve uma grande satisfação
com o envolvimento dos alunos na feira de ciencias, varios grupos não so
apresentaram o conteudo proposto, de mostar as comidas típicas e trazer amostras
dessa culinária, como alguns tambem foram vestidos a carater.
Grupo da Culinária Indiana
No dia 12, os grupos deveriam
trazer suas pesquisas, como por exemplos: figuras das comidas típicas, bandeira
do país, modo de preparo das receitas, lista de ingredientes, alem de
cartolinas. Nesse dia poucos grupos acabaram trazendo o material, e alguns
alunos acabaram indo até a sala de
informática para a pesquisa. No dia 14, quase todos os grupos trouxeram os
materiais pedidos, sendo nesse dia a sala teriam as 5 aulas para fazer os
cartazes, na qual poderiam contar com nossa ajuda, e a tarde seriam feito os
pratos típicos dos países escolhidos para degustação.
RESULTADOS
Grupo Culinária Chinesa
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Grupo da Culinária Indiana
domingo, 6 de maio de 2012
Mapas Conceituais
Por sugestão do nosso colega João Marcos (projeto Expedições UFPR) - estou disponibilizando uma dica muito interessante para ajudar nas confecções de Mapas Conceituais para as atividades em sala de aula ou projetos diversos, ou seja, uma ferramenta (software) para organização e transmissão de conhecimento através do bom e velho organograma (agora turbinado).
Este software chamado CMap Toos (muito simples de usar) que pode ser baixado clicando no no link CMap Tools.
Abaixo temos um segundo link com um vídeo explicando como usar (para aqueles que gostam de ver a ferramenta em ação antes de instalar em suas máquinas) que pode ser encontrado no Youtube no link Mapas Conceituais - por Rene de Paula.
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Fonte imagem : http://andrewmichaelbox.files.wordpress.com/2009/06/questao-ambiental-questao-mundial-mapa-conceitual.png |
Abaixo temos um segundo link com um vídeo explicando como usar (para aqueles que gostam de ver a ferramenta em ação antes de instalar em suas máquinas) que pode ser encontrado no Youtube no link Mapas Conceituais - por Rene de Paula.

Geotecnologias: um outro olhar da Geografia
Este relato de experiência refere-se a oficina "geotecnologias: um outro olhar da geografia" que foi realizada no dia 11 e 12 de outubro de 2011 no Colégio Estadual Natalia Reginato. A oficina teve por objetivo apresentar aos alunos que participaram, alguns conceito básicos referentes ao sensoriamento remoto, como o processo de obtenção de imagens aéreas e, a utilização destas imagens para questões abordadas pela Geografia.
Para a realização da oficina em sala de aula foram utilizados os seguintes materiais: aparelho notebook, data show, papel vegetal, canetinhas multicoloridas e uma grande diversidade de imagens e mapas em formato analógico.
Na primeira parte(teórica), uma apresentação em formato de slides (com grande quantidade de imagens ilustrativas), além de mapas e imagens aéreas impressas para explicar conceitos basicos de sensoriamento remoto.
A primeira atividade (prática) foi realizada com o uso de diversas imagens aéreas, em formato digital, obtidas através do Google Earth, onde os alunos buscaram identificar os lugares que apareciam na sequência de imagens (imagens estas, hipoteticamente conhecidas por todos). Esta atividade teve por objetivo, aguçar a percepção dos alunos, já que as imagens eram visualizadas de cima, em um plano bidimensional, aumentando a dificuldade na identificação dos locais, conforme segue ilustrado nas Imagens 1 e 2, onde se tem uma vista panorâmica e uma vista aérea do Jardim Botânico em Curitiba.
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Imagem 1. Jardim Botânico, Curitiba – Paraná (vista panorâmica). Fonte: www.passagensaereasdicas.com.br/artigos/21
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Imagem 3.Aula de Campo realizada no Morro Anhangava. Quatro Barras – Paraná.
Fonte: Marcos Roberto
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Pôde-se concluir através da oficina, que temas relacionados à realidade do aluno aliados aos novos métodos de ensino podem incentivar o conhecimento, expandindo o saber geográfico para além dos muros da escola.
Texto de: Gisele Neuman
sábado, 21 de abril de 2012
Serra do Mar Paranaense - Geografia Física e Preservação Ambiental
Para auxiliar na relação entre Serra do Mar com os demais temas e despertar maior interesse por parte dos alunos, foi elaborado um questionário, com questões de vestibulares das universidades federais. Outra atividade desenvolvida em sala de aula foi à montagem de mini-maquetes em isopor para a representação do relevo através de curvas de nível.
Nessa atividade os alunos foram distribuídos em grupos, onde cada grupo recebeu uma folha de papel contendo somente um desenho com as cotas altimétricas que deveriam ser sobrepostas por camadas de isopor, formando hipoteticamente um relevo.
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Aulas Teóricas com a utilização do quadro negro e slides |
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Maquetes produzidas pelos alunos |
As aulas teóricas tiveram por objetivo preparar os alunos para a atividade de campo, a qual constituiu na subida do Morro Anhangava, localizado no município de Quatro Barras - Pr, organizado pelos bolsistas do Sub-projeto PIBID Geografia envolvidos, onde participaram os alunos, o professor supervisor do Colégio e alunos integrantes do Projeto Expedições Geográficas (Licenciar), outro projeto dentro da Geografia UFPR que visa incentivar as aulas de campo em colégios da rede pública.
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Aula de Campo no Morro Anhangava, próximo a Curitiba |
As atividades aqui mencionadas foram aplicadas em duas turmas do Ensino Médio, 2º e 3º ano. Durante as primeiras aulas quando apenas trabalhamos com conteúdos teóricos observou-se que as turmas mostraram grande desinteresse quanto a aprendizagem da disciplina, verificando-se uma notável mudança quando utilizou-se além do quadro e o giz, materiais como o datashow para a demonstração de mapas e imagens e a TV pen drive, relacionando a teoria com uma aplicação no cotidiano. Tornando mais interessante a aplicação das questões de diferentes vestibulares retiradas da internet, e que cobravam conhecimentos relacionados às matérias tratadas nas aulas anteriores, pois os alunos iniciaram um processo de reflexão sobre os temas apresentados.
Juntamente com estas atividades foram realizadas atividades de cunho prático como a construção de maquetes, servindo como base para se trabalhar temas como cartografia e topografia, e uma exemplificação para ser lembrada na aula de campo. Demonstrando que apesar da faixa etária das turmas trabalhadas os alunos têm grande interesse por atividades manuais. A última atividade proposta foi uma aula de campo realizada na Serra do Mar.
O local escolhido para a aula de campo conta com vista para alguns dos principais morros da Serra do Mar Paranaense como o Pico Paraná. Podemos visualizar também o litoral, as pedreiras para a extração de granito, um dos reservatórios utilizados para abastecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana, a diferenciação da área central da cidade e das regiões periféricas, e a Escarpa Devoniana um marco da geomorfologia do Estado, concluindo assim as atividades.
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Vista do topo do Anhangava |
Conclusão
Ao final destas atividades, observamos como a Geografia pode ser trabalhada de uma forma distinta daquela que na maioria das vezes ela é levada para os alunos, como simples conteúdos teóricos onde no final do semestre serão cobrados em avaliação. A Geografia, assim como outras disciplinas, tem uma aplicação para sociedade, e isso muitas vezes isto não é transmitido para o aluno. Desta maneira, os instrumentos utilizados para as aulas além de fazer das aulas um pouco mais interessantes, exigindo do aluno uma reflexão, permite inserir a Geografia na realidade em que esses alunos vivem, e não tratar dela como algo presente apenas nos livros. Foi nítida a mudança na forma de que os alunos viam a disciplina, e mesmo que eles não se tornem geógrafos, provavelmente verão o espaço e os processos de formação que este passa de uma forma distinta daquela que os livros tratam e que eles esquecerão facilmente.
