Este Blog foi desenvolvido com o intuito de divulgar as atividades realizadas no PIBID/UFPR – subprojeto Geografia, o qual tem por objetivo proporcionar experiências didático-pedagógicas aos acadêmicos que irão desenvolver e aplicar este projeto, trazendo maiores possibilidades do graduando em se introduzir e conviver de maneira profícua com o ambiente escolar. Estes futuros licenciados terão esta experiência pautada na utilização de tecnologias voltadas ao ensino da Geografia.
Inicio: 07/11
Brincadeira levada a sério. Como estimular seus alunos a estudarem Geografia através dos Jogos que eles já jogam?
Geotecnologias: Um novo olhar da Geografia
Conceitos básicos referentes ao sensoriamento remoto, como o processo de obtenção de imagens aéreas e, a utilização destas imagens para questões abordadas pela Geografia.
Uso de Carta Imagem
compreensão do posicionamento espacial onde o aluno está inserido e a observação de aspectos da paisagem que até então passavam despercebidos.
Sistema Solar Interativo 3D
A visualização pode ser feita sobre cada um dos planetas, nos mais diversos ângulos e datas. As interações não param por ai, é possível visualizar as constelações e desenhar as linhas de cada uma delas, medir as distâncias entre os planetas.
Uso de Fotografias Aéreas
"relato de experiência refere-se a oficina "o uso de fotografias aéreas".
Esta atividade teve como objetivo o ensino do processo de urbanização, visando que os alunos consigam entender e perceber as mudanças espaciais ocorridas durante o período histórico em que este processo se deu, possibilitando verificar conflitos sociais e ambientais e a organização espacial atual.
Etapas:
Foram realizadas aulas teóricas, com os conceitos de de Urbanização, metropóle, megalopóle, região metropolitana, conurbação entre outros. Após este primeiro momento, realizou-se uma sequência de aulas utilizando-se de mapas e imagens sobre o processo de ocupação do território paranaense e o surgimento das cidades. Posteriormente foi trabalhado o entendimento das regiões metropolitanas, destacando-se Curitiba, capital do Estado do Paraná, e sua respectiva Região Metropolitana (RMC), da qual grande maioria dos alunos fazem parte.
Através de uma aula de campo pelo centro histórico da cidade de Curitiba, foi realizado registro fotográfico de todos os pontos de parada e a partir disto construído o relatório de campo por parte dos alunos, divididos em duplas. Após esta atividade, os alunos realizarão pesquisas sobre um bairro do município (diferente para cada aluno), e irão apresentar suas principaiscaracterísticas para a turma, possibilitando um desenvolvimento melhor das habilidades de dicção/apresentação em público.
Resultados:
A partir dos monumentos históricos e remanescentes, construções e obras, de fatos e situações, os alunos conheceram parte da história da cidade de Curitiba (Recorte local). A atividade de campo possibilitou aos alunos a formação de uma opinião crítica referente a parte social e ambiental da área central da cidade e de seu entorno, com a exposição de aspectos positivos e negativos da capital paranaense.
Na semana cultural são ofertadas oficinas sobre diversos temas, visando despertar a curiosidade pelo conhecimento científico e cultural dos alunos.
Etapas:
Os alunos que participaram da oficina foram divididos em três equipes. Após uma breve explicação sobre os pontos cardeais, foi distribuída uma bússola para cada equipe. O professor indicou a primeira tarefa que era encontrar aonde estava a primeira pista, indicando a partir da sala em que direção ela estaria, a a partir disso, os alunos foram seguindo as coordenadas e dicas para encontrarem a tarefa seguinte e, assim até completarem todas as tarefas.
Resultados:
Os alunos conseguiram perceber a importância das coordenadas geográficas, dos mapas e como utilizá-los, partindo de uma visão local para uma visão global.
A atividade teve como objetivo o
reconhecimento das áreas de entorno do colégio, auxiliando na compreensão das
mudanças histórico temporais ocorridas na região nos últimos 20 anos. O tema da
atividade foi o processo de urbanização.
Etapas:
Foi disponibilizada uma imagem aérea
do ano de 1980 para os alunos, referente ao entorno do colégio. Os alunos
tinham como objetivo encontrar e assinalar na imagem de 1980 vinte pontos
específicos que eles conheciam/reconheciam atualmente.
Resultados:
Durante sua realização os alunos
tiveram contato com produtos cartográficos que geralmente não são utilizados na
escola, como por exemplo,ortofotos.
Esta experiência possibilitou verificar que grande parte dos alunos, apesar de
estarem em um estágio cognitivo avançando, não conseguem identificar elementos
espaciais básicos ao redor do colégio, sendo possivelmente resultado de uma má
alfabetização cartográfica.
Para
conhecer mais sobre os costumes e o modo dos povos indígenas, foi realizado no
dia 14 de junho aula
interdisciplinar compreendendo as disciplinas de Geografia, Artes e Sociologia.
As atividades foram realizadas em
parceria com os Programas PIBID/UFPR Subprojeto de
Geografia e PIBID/PUC Subprojetos de Música e Sociologia.
Dentre as atividades, foi realizado um documentário sobre o modo de
vida indígena na aldeia Kakané-Porã localizada no bairro Campo do Santana em
Curitiba, sendo desenvolvido com um aluno e orientado pelos professores de
Geografia , Artese os bolsistas
envolvidos na realização do documentário.
A
elaboração do documentário realizou-se em duas etapas. A primeira etapafoi a ida à aldeia urbana Kakané - Porã
nodia 08/06/13, onde foi entrevistado o
vice-pajé da aldeia. Durante a entrevistahouve a oportunidade de conhecer mais sobre sobrea cultura, alimentação, arte, meio ambiente,
direitos indígenas, entre outras questões sobre esse povo, utilizandocomo materiais máquinas fotográficas.
Após as
filmagens, a segunda etapa dessa atividade foi a elaboração do documentário
sobre o povo indígena, sendo realizadano dia 10/06/13 no Colégio Flávio Ferreira da Luz . Para essa atividade
utilizou-se como recursos materiais o computador e o programa de edição de
vídeo Movie Maker, onde o aluno pôde conhecer o processo de construção de um
vídeo, efeitos, edição, corte de imagens entre outras ações que podem ser
desenvolvidas atravésdeste programa.
Como produto final, o aluno elaborou com a
ajuda dos bolsistas responsáveis por essa atividade o documentário sobre a
aldeia Kakané-Porã, sendo o vídeo exibido durante a Feira Cultural.
A atividade foi realizada com os alunos do 3o ano do ensino médio, e o objetivo alcançado com esse projeto foi à elaboração de um vídeo mostrando as atividades feitas na Barra do Saí.
O projeto de interdisciplinaridade tendo o estudo de caso na barra do saí – Guaratuba-PR como foco foi realizado em conjunto com os professores de geografia e biologia do Colégio Flávio Ferreira da Luz. O projeto foi trabalhado em três etapas, sendo a primeira às atividades de pré-campo, como a elaboração de questionários, estudos sobre a fauna e flora da região, assim como os aspectos socioeconômicos e históricos do município de Guaratuba e arredores, e a filmagem das atividades.
Para cada uma dessas atividades, os alunos foram separados em grupos, onde cada um iria focar em um assunto dados pelos bolsistas do PIBID, Totalizando 30 alunos na contagem inicial. A próxima etapa foi à saída a campo no dia 27 de abril até a Barra do Saí, localizada no município de Guaratuba, na divisa com estado de Santa Catarina. Na chegada ao local, foi efetuada a passagem de barco até a outra margem do rio, onde se deram as aulas de biologia e geografia, e em seguida realizado a visita até o manguezal. Aqui foi dada ênfase novamente a parte de biologia, na qual foram abordados os temas fauna e flora.
Após a saída do manguezal, foi feita a coleta de lixo da praia, atividade que acabou envolvendo alunos e professores. Voltando para a margem antropizada, foi iniciada a etapa de coleta de dados sobre a comunidade local, onde foram feitas atividades como coleta de pontos de coordenadas e entrevistas com a comunidade local, feito pelos alunos, sendo os grupos acompanhados cada um por pelo menos um bolsista do projeto PIBID. As atividades foram filmadas e posteriormente foram utilizadas na edição de um vídeo educacional, que seria apresentado a alunos e professores do colégio, através do registro feito tanto por alunos quanto por bolsistas do PIBID.
As imagens gravadas foram feitas tanto na fase de précampo, como na ida a até a Barra do Saí e pós-campo. Após a atividade, todos os responsáveis pela filmagem entregaram os vídeos feitos, que então seriam unidos e editados através do programa MovieMaker do Windows, assim criando o vídeo educacional trazendo o registro das atividades feitas na Barra do Saí.
VIDEO DA AULA DE CAMPO 2012
Imagem de Satélite da Barra do Saí com os pontos plotados – elaboração: alunos, bolsistas e
coordenadora.